Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Zombaria irônica e insolente

Zombaria irônica e insolente

DÍA 154

“Então, eles lhe perguntaram: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai” (Jo 8.19).

A frase dos fariseus, “Onde está teu Pai?”, é insolente, irônica e escarnecedora.

Eles estão questionando a identidade terrena de Jesus, referindo-se à história de José. Sabe-se que José não era o pai terreno de Jesus. Eles ainda questionam sua família. São baixos e tocam num ponto pessoal para prejudicá-lo.

A ironia, insolência e escárnio são um sinal de que as pessoas estão espiritualmente com uma grande necessidade, de que estão em pecado. Elas não amam o seu próximo porque não conhecem a Deus. Talvez sejam religiosas, estudiosas e muito tradicionais, mas necessitam que alguém as ame e as ajude a sair de sua ruína espiritual.

Jesus não responde no mesmo nível. Pelo contrário, passa ao plano espiritual. Para sair da ruína espiritual é preciso conhecê-lo; e ao conhecê-lo, se conhecerá o Pai.

A ironia, o escárnio e a insolência não podem ser corrigidos suprimindo nossa volatilidade, embora isto exija disciplina e prática. A cura para a insolência e o escárnio é a mudança de dentro para fora. Mudança de caráter.

Conhecer a Jesus nesta passagem não se refere a vê-lo ou recebê-lo. Refere-se a experimentar uma intimidade com Deus.

Intimidade é o conhecimento do Filho, saber que Ele realmente é o Filho de Deus e desfrutar continuamente de sua presença e amor. Um relacionamento constante, crescente e transformador é o que nos leva a agir e a apresentar Deus aos outros através de Jesus Cristo.

Perguntaram a Jesus: “Onde está teu Pai?” Vamos responder com certeza: “Ele vive em mim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário