Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Conhecer

Conhecer

DÍA 159

“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará...” (Jo 8.31-36).

No capítulo 8, João começa com o caso de uma mulher que foi pega em adultério. Jesus a perdoa e resolve sua condição. Também lida com aqueles que estavam julgando a mulher adúltera, dando-lhes convicção do pecado, mas eles saem de sua presença. Será que eles solucionaram sua condição? Sair de sua presença é sempre um indicador de que nós não queremos a sua solução. Permanecer em sua presença é conhecê-lo cada dia mais e mais.

Em seguida, Jesus faz a declaração: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (8.12). Sua vida, suas obras, suas palavras trazem luz às pessoas. Ao estar em sua presença, a sua luz nos deslumbra; à medida que permanecemos nele, sua luz nos cura e realmente nos dá visão.

Imediatamente ele diz que seu testemunho e juízos são verdadeiros, pois ele tem uma relação íntima com Deus, o Pai. Jesus fala apenas o que ouve do Pai e faz o que vê o Pai fazer. Seu conhecimento não é apenas mental, é um conhecimento íntimo do Pai. Tal é a relação de Jesus com o Pai que o Pai vive através de Jesus, e o Filho, através do Pai. Mais adiante, Jesus vai dizer que ele e o Pai são um.

Agora Jesus lança uma nova declaração e, por que não, uma nova profecia: “conhecereis a verdade”. Quando os discípulos creem em Jesus, permanecem em suas palavras e lhe obedecem, então conhecem a verdade, o próprio Jesus Cristo. Esta profecia se cumpre especialmente sobre aquele que quer conhecer a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário