Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Ensinando em voz alta

Ensinando em voz alta

DÍA 136

“Jesus, pois, enquanto ensinava no templo, clamou, dizendo: Vós não somente me conheceis, mas também sabeis donde eu sou; e não vim porque eu, de mim mesmo, o quisesse, mas aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vós não conheceis. Eu o conheço, porque venho da parte dele e fui por ele enviado” (Jo 7.28,29).

Jesus está na Festa dos Tabernáculos em Jerusalém. Ele tem inimigos lá desde sua visita anterior, e ainda assim começa a ensinar em público, e as pessoas se maravilham com o seu ensinamento (vv. 12-15). Jesus descreve que seu ensino, sua doutrina provém de Deus, e Ele está obedecendo e dando os ensinamentos de Deus (vv. 16-19).

A multidão o entende mal e diz ainda que “tem demônio”. Jesus mostra que as pessoas estão erradas. As pessoas estão confusas e se perguntam se Ele é o libertador esperado, O Cristo.

Agora Jesus clama e ensina, talvez pelo desespero e incompreensão, perseguição e assédio.

Sua declaração tem três afirmações: (1) “Vós não somente me conheceis, mas também sabeis donde EU sou”. As pessoas conhecem a origem terrena de Jesus. (2) Jesus declara que não conhecem sua origem eterna, espiritual e, portanto, não conhecem a Deus: “e não vim porque eu, de mim mesmo, o quisesse, mas Aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vós não conheceis”. (3) Mas Jesus sabe de onde vem e para onde vai. Ele tem um sólido e concreto sentido de sua missão e do propósito de sua vida: “Eu o conheço, porque venho da parte dEle e fui por Ele enviado”.

Como posso aplicar esta atitude de Jesus para ensinar em alta voz no meio de uma situação de incompreensão e dificuldade? Não importa a situação em que me encontre, ter minha identidade em Deus e conhecer seu propósito para a minha vida, mesmo num momento em que estou chateado por uma situação difícil, me dá plenitude e segurança em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário