Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2019

De onde vem minha identidade?

De onde vem minha identidade?

DÍA 152

“Então, lhe objetaram os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; logo, o teu testemunho não é verdadeiro. Respondeu Jesus e disse-lhes: Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou” (Jo 8.13,14).

Nossa identidade está sempre relacionada com quem somos. Uma das mais fortes tentações que temos como crentes é de esconder nossa identidade.

Na verdade, Satanás tenta desviar-nos de Deus e de Jesus, semeando dúvidas em nossos corações. Uma de suas tentações é que questionemos nossa identidade. Ele grita ao coração, “Quem você pensa que é?”

Satanás questiona a nossa identidade, desprezando nosso testemunho. “Ah!, e você diz que é um cristão?” Os fariseus questionam o testemunho de Jesus. O que realmente fazem é questionar sua identidade. Satanás já havia feito isso, agora usa os fariseus com a mesma finalidade. “Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus...” (Lc 4.3).

Jesus desarma os fariseus dizendo em quem se baseia sua autoridade. Ele diz: “eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei donde vim e para onde vou”.

Jesus sabia quem era, o próprio Deus, o Filho de Deus; não apenas sabia quem era, mas o seu propósito: “sei [...] para onde vou”.

Quando somos tentados quanto à nossa identidade como filhos de Deus, Jesus dá-nos o exemplo claro de como lutar contra essa tentação. Podemos erguer nossa mão e dizer a quem quer que seja, até mesmo ao diabo: “Eu sou um filho/filha de Deus, porque aceitei pela fé a luz da vida através da morte de Jesus Cristo na cruz”, e ponto! Não há mais discussão! De quem deriva minha identidade? A quem ouço? A quem obedeço ou me submeto? Quem é minha autoridade máxima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário