Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2019

“De novo?”

“De novo?”

DÍA 151

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12).

Depois de quase setenta anos do episódio da passagem, é curioso o comentário do apóstolo João: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo...”

A primeira coisa que nos impressiona é que Jesus insistiu em se comunicar com aqueles que se opunham a ele: “De novo”.

“De novo” é a maravilhosa insistência de Jesus. Esses homens eram teimosos e duros de coração. Mas Jesus foi duro com paciência e amor. Ele novamente insistiu em entregar sua mensagem. Na verdade, não somos melhores do que o grupo dessa passagem a quem Jesus se dirige. Ele nos diz novamente. Ele nos ama tanto que não quer que nenhum de nós perca um só detalhe do que ele tem para nós.

Outra frase curiosa é: “lhes falava Jesus, dizendo”. Em nossa língua essa expressão soa redundante.

No entanto, são duas palavras diferentes no original. “Falava” traduz-se por “proclamava”, ou seja, o que Jesus expressou é a proclamação ou a mensagem profética de Deus. O que Ele diz se cumpre. Ele é o Verbo, a Palavra, seu ser e essência dão-nos a melhor direção que podemos ter.

A expressão “dizendo” significa perguntar, trazer um veredicto, dar um mandato e pode significar erguendo a voz, para que a expressão não passe despercebida.

Jesus então se dirige novamente àqueles que são “duros no ouvir” e um pouco “teimosos”, proclamando-se como a luz da vida. O que ele diz não é apenas uma conversa, é uma ordem, um confronto. Aceitar ou não definirá nossas vidas no presente e no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário