Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Sendo confrontados e confrontando

Sendo confrontados e confrontando

DÍA 144

“Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez? Responderam eles: Dar-se-á o caso de que também tu és da Galileia? Examina e verás que da Galileia não se levanta profeta” (Jo 7.50-52).

Nicodemos era um “principal entre os judeus e sacerdotes [...] mestre de Israel”. Seu conhecimento do Antigo Testamento, dos costumes da lei e da história de sua nação era excelente. Ele era um erudito!

Por outro lado, era uma pessoa que estava buscando a Deus com todo seu coração. Ele “foi ter com Jesus à noite”. E reconheceu que diante dele estava alguém especial, chamado Jesus; “ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. Não estava longe do reino de Deus.

Embora ele também tivesse medo do que as pessoas iriam dizer: “Este, de noite, foi ter com Jesus”.

Aqui, Nicodemos confronta seus companheiros em seu preconceito contra Jesus. Ele defende: “Acaso a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?”

No final do capítulo 19, vamos encontrá-lo como um discípulo de Jesus: “E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés” (v. 39).

O que podemos aprender com Nicodemos? (1) Que é possível ser um estudioso da Bíblia e não ser um cristão. (2) Que é importante conhecer a Bíblia, pois nos ajudará a chegar mais perto de Cristo, se estivermos buscando a Deus. (3) Que há um desenvolvimento da fé na vida cristã, por isso temos que ajudar aqueles que estão crescendo em sua fé. (4) Que devemos influenciar aqueles que ainda não conhecem Jesus. (5) Que seremos ridicularizados quando tentamos levar outros a Jesus: “Dar-se-á o caso de que também tu és da Galileia? Examina e verás que da Galileia não se levanta profeta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário