Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Reações extremas

Reações extremas

DÍA 168

“... Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem nEle; mas Jesus se ocultou e saiu do templo” (Jo 8.51-59).

As desculpas para não seguir a Jesus sempre terminam em religiosidade: “És maior do que Abraão, o nosso pai, que morreu? Também os profetas morreram. Quem, pois, te fazes ser?” (v. 53).

O apelo de Jesus continua em duas áreas: a primeira é a profética: “Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se”. Toda profecia sempre aponta para Cristo. Quando a profecia indica fins pessoais, para exaltar um sistema religioso, estratégico ou uma pessoa, é heresia.

Hoje, o ofício do Espírito Santo é exaltar a Cristo e seus ensinamentos (Jo 14.26; 15.26).

Em segundo lugar, Jesus apela para o seu testemunho pessoal como base para seus argumentos.

Jesus está seguro, no mais íntimo de seu ser, de que tem um relacionamento santo, íntimo e contínuo com o seu Pai. Sua vida, suas ações, suas palavras, todo o seu ser é um reflexo do Pai: “Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai [...] eu o conheço e guardo a sua palavra” (vv. 54,55).

Estes dois argumentos não podem ser refutados. Então, aos fariseus resta apenas uma ação, livrar-se de Jesus! A reação mais extrema: “pegaram em pedras para atirarem nEle”.

A frase seguinte é incrível: “mas Jesus se ocultou e saiu do templo”. Ninguém pode controlar Jesus. Jesus não está sujeito ao destino ou aos caprichos das pessoas. Ele é que sustém tudo que há. Ele é o dono de seu destino. Ele sempre tem a última palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário