Pesquisar este blog

sábado, 15 de dezembro de 2018

O que consome toda a sua atenção, energia e esforço?

O que consome toda a sua atenção, energia e esforço? DÍA 43 “... e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá” (Jo 2.13-17).  A Páscoa é a celebração da independência judaica. Celebram a liberdade do cativeiro egípcio. Deus a estabeleceu como um lembrete de seu poder para libertar os cativos, es- cravos do que quer que seja (vícios, drogas, relacionamentos negativos), mas mais do que tudo, do pecado. O primeiro dia da celebração da Páscoa ocorria no dia da expiação, em que se oferecia um cordeiro limpo, sem mácula. João Batista, quando viu Jesus, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29b). A expiação era celebrada no templo (no tabernáculo quando não havia um templo). Agora “o Cordeiro de Deus” vem pela primeira vez em seu ministério público ao templo. Para sua surpresa, ele encontra o centro da religião (judaica, neste caso) consumido, apaixonado por si mesmo, cheio de dinheiro. A paixão de Jesus foi oferecer sua vida pelo pecado. A paixão de Jesus é nos purificar de todo pecado, mesmo da raiz do pecado. Sua paixão é a limpeza profunda e completa. Isso o consome. Isso leva todo o seu esforço, toda a sua energia, toda a sua atenção e até mesmo sua vida. Sua paixão é amar a Deus e amar-nos ao extremo, de forma que sua própria família pensou que ele estava “fora de si”. Fomos criados para ser o “templo do Espírito Santo”. A paixão de Jesus é alcançar a nossa vida, limpar-nos, preencher e habitar em cada um de nós. Se eu examinar minhas atividades, o que é a minha paixão? O que Jesus tem que purificar hoje em seu templo, em mim? Jesus quer ser meu libertador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário