Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

O novo nascimento


O novo nascimento

DÍA 49

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne;e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (Jo 3.5-7).

A resposta de Jesus a Nicodemos começa enfatizando uma decisão muito importante para todos aqueles que desejam pertencer ao reino de Deus. É como se Jesus nos dissesse hoje: “preste muita atenção, o que vou dizer é muito importante”. “Em verdade, em verdade te digo...” é como se também dissesse: “abra seus olhos e ouça com seus ouvidos, com sua mente e seu coração”. Duas vezes ele repete: “Em verdade, em verdade te digo”, ou seja, na realidade ele disse isso quatro vezes! E três vezes repetiu a seguinte verdade: 1. “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”; 2 “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”; 3. “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”. Não poderia ser mais enfático.

Aqui temos Jesus entre nós, chamando e explicando. Pode-se dizer que está quase implorando para que entendamos e tomemos o caminho da salvação, o caminho para o céu.

Há duas interpretações diferentes a respeito de nascer da água e do Espírito.

a) Pode referir-se ao batismo (testemunho de conversão) e enchimento do Espírito Santo.

b) Pode referir-se ao nascimento natural de todo ser humano e ao nascer do Espírito como a conversão e o enchimento do Espírito Santo ao longo de nossas vidas.

De qualquer forma, precisamos nascer de novo. Através da fé, cremos em Jesus e no sacrifício da cruz para nos per- doar, libertar-nos do pecado e viver vidas que o agradem e glorifiquem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário