Pesquisar este blog

sábado, 19 de janeiro de 2019

Não me deixam carregar minha cama

Não me deixam carregar minha cama


DÍA 79

“Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito” (Jo 5.10).

Era a primeira vez que esse homem podia carregar sua cama e agora os fariseus legalistas o proíbem. Era a primeira vez que se sentia curado, útil, livre, querendo caminhar. Não podemos imaginar o sentimento de alegria e saúde que teve esse homem! Mas os judeus não queriam deixá-lo carregar sua cama.

O homem aleijado foi curado por obedecer à ordem do Criador, Curador, nosso Senhor Jesus Cristo.

O próprio Jesus cria que a lei devia ser cumprida: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mt 5.17).

A função da lei é conduzir-nos a Cristo, levar-nos àquele que é o amor de Deus encarnado. A lei não é para sobrecarregar, mas para proteger. É um mestre que nos cuida para que busquemos a Deus, para nos conduzir a Cristo.

Então, qual é o problema dos legalistas ao estilo dos fariseus? O problema é quando as regras e leis, que são um meio para conduzir-nos a Deus e a Cristo, tornam-se um meio usado por alguns para manipular as pessoas a fazerem o que eles querem.

Essencialmente, o problema é idolatria. Lei nunca é mais importante do que amar o que está em necessidade. A lei, de acordo com a Escritura, é boa em si mesma. A lei não é Deus. Deus é quem dá a lei. Portanto, a lei é a criação de Deus. Os fariseus estavam mais preocupados com a lei do que com Deus.

O homem que levava sua cama estava obedecendo o Doador da lei, e o que dá a lei não se contradiz a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário