Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Perigo, retire seus discípulos desse ambiente!

Perigo, retire seus discípulos desse ambiente!

DÍA 109

“Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte” (Jo 6.15). “Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco [...], enquanto ele despedia a multidão” (Mc 6.45, NVI).

A sequência da cena nesta história é muito importante. Só podemos vê-la se lermos as passagens correspondentes nos outros Evangelhos.

(A) Jesus vê a necessidade e faz o grande milagre da multiplicação dos pães. (B) Jesus percebe que a multidão quer controlá-lo e apoderar-se dEle. (C) Percebe que há politicagem; querem “usá-lo para seus próprios fins”. Agora Ele é muito popular, mas Jesus não quer usar sua fama para cumprir sua missão. (D) Ele observa que os discípulos estão vendo que é proveitoso ter um Mestre poderoso, e nota o perigo: pode ser que seus discípulos se sintam “indigestos” com a fama e queiram tomar a mesma atitude interesseira da multidão. (E) “Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida”. (F) Já sem os discípulos, “ele despedia a multidão” porque (G) “estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei”; então, (H) “retirou-se novamente, sozinho, para o monte”.

Por que tanta urgência em despedir os discípulos? Jesus não queria que a multidão os influenciasse. Ele queria mantê-los humildes e totalmente dependentes de Deus, e não de si mesmos. O próprio Jesus, quando Satanás o tentou para fazer algo espetacular, recusou enfaticamente, porque essa não era a vontade do Pai.

Mas Jesus não apenas os tirou desse ambiente. Marcos 6.46 diz: “Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar”. Jesus foi para interceder por seus discípulos e para pedir ao Pai que fossem mansos e humildes de coração, seguindo seu exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário